Powered By Blogger

domingo, 28 de março de 2010

artigos do jornal luandangola edição 4

“HOSPITAL PÚBLICO,


NOSSA SAÚDE

EM ULTIMO LUGAR”



Um certo dia fui surpreendido por uma ligação, recebi a notícia que meu tio foi transportado de sua casa para o Hospital Municipal de Governador Valadares em busca de socorro. Um senhor de 75 anos de idade com um histórico de vida sem qualquer tipo de contato com álcool, drogas, sem noites de sono perdidas entre outros fatores anti-saudáveis.

Juntamente com meu pai, deslocamos para o hospital, chegando lá, uma tristeza que dava pena, meu tio que pra mim é meu segundo pai, estava de olhos fechados, sem se quer mexia e mau mau respirava, o calor era insuportável, meu coração se partiu tristemente em ver um homem, que pagou impostos durante toda sua vida, estava jogado no corredor de um hospital, juntamente com mais umas 30 pessoas espalhadas por ali em meio os gritos e clamores de ajuda.

Meu tio sempre foi meu espelho de vida e eu via naquele momento como eu seria tratado quando chegasse a terceira idade, ou melhor, podia ver ali o resultado de todos os meus impostos pagos, pude conferir como era aplicado o dinheiro público.

o médico responsável, disse que meu tio estava com “Pneumonia” que iria medica-lo, e possivelmente retornaria para casa comigo, porque seria impossível mante-lo ali pelo fato do hospital estar lotado. Todo este processo durou por volta de 7horas. Em casa meu tio piorou, então resolvi leva-lo para o hospital São Lucas , o atendimento foi entre 5 a10 minutos, rapidamente o levaram para uma sala, super limpa, e em instantes atendido por um pneumologista, que depois de executar uma bateria de exames afirmou que não se tratava de pneumonia.

Meu tio ficou internado por 7 dias neste hospital, foi super bem tratado, tanto na alimentação ,atendimento, pontualidade e ofereceram condições e formas acessíveis de pagamento.

Mas eu gostaria de dividir com vocês leitores, a minha mágoa pela desumanidade de nosso poder público, todo trabalho desse homem, todos os tributos pagos por ele, em seus 75 anos, não lhe serviram no momento em que precisou, hospital público não é sinônimo de serviço mau feito ou gratuito, pelo contrário, são bem equipados e todos os funcionários são pagos e frisa lembrar que pagos por nós, que não temos o direito de usa-lo, quando mais precisamos.

No hospital particular meu tio foi tratado adequadamente, como deve ser tratado, com dignidade, respeito, como gente e não como um animal, como foi tratado no hospital público de Governador Valadares.
(História verídica por Darcy Junior de Aguiar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário