Powered By Blogger

domingo, 28 de março de 2010

PROJETO IDEALIZADO PELO LUANDANGOLA

III FESTIVAL DE CAPOEIRA E CAMPANHA LUANDANGOLA CONTRA AS DROGAS



O III Festival de Capoeira e Campanha LuandAngola Contra as Drogas é realizado anualmente em Governador Valadares-MG, cidade marcada por belezas naturais e, infelizmente, pelo alto índice de homicídio de adolescentes por tráfico de drogas.
O jornalista Eugênio Martins do Jornal “O tempo” nos traz informações a cerca da realidade dessa região. Ele relata que pesquisas divulgadas pela Unicef (Fundo das Nações para a Infância) evidenciam que a cidade é a segunda no país com o maior número de assassinatos de adolescentes. Para compreendermos melhor essa realidade, destacamos que o Ministério da Justiça apontou Valadares como o quarto município no país com mais crimes relacionados ao tráfico, proporcionalmente à população.
Além disso, uma pesquisa elaborada em 2007, pela Universidade Federal do Vale do Rio Doce (Univale), apontou que 70% dos jovens vítimas de assassinatos ou envolvidos com crimes na cidade têm entre 15 e 17 anos e segundo o Programa Redução da Violência Letal, os adolescentes que mais morrem por homicídio são meninos, negros e moradores de periferias ou favelas. Devemos ressaltar, também, que na Vara da Infância e Juventude de Valadares, há mais de 3.000 processos infracionais, a maioria por envolvimento com tráfico de drogas, porte de armas e roubos.
Diante disso, é nítido que a sociedade deve se unir ao poder público na luta contra esse mal. O III Festival de Capoeira e Campanha LuandAngola Contra as Drogas é a materialização da filosofia da Associação LuandAngola que, enquanto entidade que assume responsabilidades sociais, não pode cruzar os braços frente a essa triste realidade.

Esse evento faz parte da Semana Anti-Drogas do COMAD e é direcionado, principalmente, a crianças, adolescentes e jovens, público que mais é afetado pelo tráfico, como mostram as pesquisas. No entanto, envolve todas as faixas etárias na luta contra as drogas. Durante a semana do Festival, crianças, adultos e idosos se unem para divulgar a mensagem da vida, por meio da alegria de jogar capoeira, sem vícios e sem violências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário